segunda-feira, 22 de março de 2010

8º tarefa - Reflexão final.

Como balanço final destas sessões considero que foram bastante importantes . Tivemos a oportunidade de aprofundar os nossos conhecimentos e acima de tudo esclacer todas as duvidas. Penso que este tipo de sessões são importantes para o nosso desenvolvimento como pessoas e para a evolução da nossa responsabilidade .
Aquilo que mais gostei foi dos jogos efectuados durantes as sessões acerca dos temas :) Penso que estas aulas não trouxeram desvantagens .
Tendo em consideração os atrasos e tudo o resto penso que mereço satisfaz .

domingo, 21 de março de 2010

7ª tarefa - Gravidez na adolescencia

1- Indica três riscos que possam levar a contrair uma doença sexualmente transmissíveis ou levar à ocorrência de uma gravidez não desejada.
Não utilizar contraceptivos , consumir drogas e alcoól e não ter aconpanhamento médico .

2- Indica duas causas da Ocorrência de uma Gravidez na Adolescência.
Normalmente a gravidez na adolescencia tem como causas a falta de responsabilidade por parte dos adolescentes, não utilizar metodos contraceptivos nas relações sexuais.

3- E para ti, porque é que será que sendo nós uma sociedade informada, a gravidez entre os adolescentes a continua aumentar.
Na minha opinião deve-se á , cada vez mais , falta de responsabilidade dos jovens .

6º tarefa- Métodos contraceptivos

1** Os métodos contraceptivos dividem-se em reversíveis e irreversíveis. Indica dois exemplos de cada um desses tipos.

Os metodos contraceptivos reversiveis podem ser a pilula e o implante.
Os metodos contraceptivos irreversiveis podem ser a laqueação tubária bilateral e a vasectomia.

2** Explica um exemplo de Método Natural.
Método da temperatura

É um método que identifica o período de ovulação da mulher, ou seja, quando ela estará fértil através da verificação da sua temperatura corporal. Dessa forma, quando há aumento de temperatura, que identifica o período fértil, a mulher não deve ter relações sexuais, ou então deve tê-las usando preservativo, para não correr risco de engravidar. Para saber a sua temperatura, a mulher deve medi-la, com termômetro, de preferência na boca, na vagina ou no ânus, todos os dias, logo ao acordar, antes de levantar-se, falar ou ingerir alimentos. Anotar, dia a dia, numa linha essas temperaturas corporais. Quando perceber alteração na temperatura, deve-se evitar as relações sexuais ou tê-las usando preservativo, pois estará no seu período de ovulação, fértil, e poderá engravidar.

3** Escolhe um Método Não Natural à tua escolha e pesquisa sobre o mesmo, indicando vantagens e desvantagens da sua utilização.

DIU:
Vantagens – Assim como a pílula, ele também é bastante eficaz. Esta técnica contraceptiva não prejudica o funcionamento do organismo e permanece no útero durante cinco anos.

Desvantagens – Geralmente, o DIU faz com que as cólicas e o fluxo menstrual fique mais intenso. Sua utilização necessita de ajuda médica.

5º tarefa - Afectos.

Para mim os afectos não têm uma definição concreta. São actos , atitudes emoções e sentimentos em relação a outra passoa . Na minha opinião os sentimentos não se explicam , acontecem. Tal como os afectos.
São necessários na nossa vida e na nossa sexualidade, para nos relacionarmos melhor conosco e com os outros .

segunda-feira, 8 de março de 2010

3ª tarefa - Morfologia sexual feminina


2- Indica dois caracteres sexuais secundários que se manifestam na puberdade.

Dois caracteres sexuais secundários que se manifestam na puberdade são o crescimento dos seios e o aparecimento de pelos nas zonas pubicas.

O que é a progesterona?


A progesterona é uma hormona feminina produzida no ovário a partir da puberdade. E está associado à preparação tanto do útero para a fecundação, como das glândulas mamárias para a amamentação.
Além disso, aumenta o grau de actividade das células que revestem a parede uterina, acentuando a espessura do endométrio e fazendo com que ele seja irrigado por vasos sanguineos, deixando o útero pronto para a gravidez.
A progesterona influencia todo o estado físico e emocional da mulher, sendo essencial tanto na preparação como na manutenção da gravidez.
A progesterona também tem a função de inibir as contracções do útero. Com isso, impede a expulsão do embrião ou do feto em desenvolvimento.

O que é o clitóris?
O clitóris é um dos pontos mais sensiveis da região vaginal, situado na parte de cima da vagina.

O que é a vulva?
É a parte externa do orgão genital feminino. Externamente pode ser revestida por pelos pubicos, É constituída pelos grandes lábios, revestidos internamente por tecido muscular. Em seguida há um par de pregas mais finas, os pequenos lábios, que podem ou não estar incluidos nos grandes lábios. No interior dos lábios encontram-se o clitoris, o orifício urinário e o orifício genital.

O que é a menarca?
A menarca é a primeira menstruação (ocorre periódicamente de 28 em 28 dias, tem a duração de 3 a 5 dias, sendo a expulsão do endométrio uterino através da vagina), normalmente acontece aos 12 anos mas pode variar entre os 8 e os 16 anos.

O que é o endométrio?
O endométrio é a membrana mucosa que reveste a parede do útero, formado por fibras musccolares lisas.
É o endométrio que permite o alojamento do embrião na parede do útero. É ele também que, durante os primeiros meses de gravidez, permite a formação da placenta, e proporciona, ao longo de toda a gestação, nutrientes, oxigénio, anticorpos, e outros elementos.Eliminar todos os produtos tóxicos resultantes do metabolismo, essencial à sobrevivência, saúde e desenvolvimento do novo ser. Ela é parte do organismo genital da mulher.

4ª tarefa - Morfologia sexual masculina







2º- Refere dois caracteres sexuais secundários dos rapazes.

Dois caracteres sexuais dos rapazes podem ser o crescimento de pelos em zona pubicas ou a alteração do timbre da voz.






3º - Responde às seguintes questões:


- O que é a testosterona?


A testosterona é uma hormona produzida pelos testiculos dos homens e controla o desenvolvimento e o funcionamento normal dos homens.

- O que são os espermatozóide? Qual é a constituição do espermatozóide?

O espermatuzóide é a célula reprodutora masculina, formada por uma cabeça e uma cauda ou flagelo. A fecundação, principal objetivo do espermatozóide, ocorre no momento que esse entra no óvulo, formando o embrião.







-Qual é a diferença entre sémen e esperma?
O sémen é o fluido organico produzido pelas vesiculas seminais. O esperma é o liquido que resulta dos espermatozóides, liquido seminal e liquido prostatico, e é expelido pela uretra.

- O que são "sonhos molhados"?
Os "sonhos molhados" são todos os sonhos que representam uma situação sexual, mesmo que não seja uma relação sexual perfeitamente clara.O termo científico para sonho húmido/molhado é ejaculação ou polução nocturna. “Húmido” porque o esperma é um líquido viscoso e húmido, e “sonho” porque, muitas vezes, o rapaz está nessa altura a ter um sonho relacionado com a sexualidade, embora depois não se lembre.Estes sonhos são involuntários, como todos os sonhos; de frequência muito variável de pessoa para pessoa, acompanhados de excitação sexual de ejaculação e, por vezes, de orgasmo.
 
Copyright © 2010 O que é a sexualidade para mim. All rights reserved.
Blogger Template by